Lixo ambiental
É uma cidade moderna, com apenas 109 anos de vida. Rica em belezas naturais e arquitetônicas, reúne facilidade de acesso aéreo e rodoviário, vocação para o comércio e a prestação de serviços e um intenso calendário de eventos culturais durante todo o ano.
As grutas, serras e montanhas, ideais para o ecoturismo, convivem com as cidades históricas de Minas, que oferecem atrativos culturais e gastronômicos.
Belo Horizonte encontrou soluções eficientes e inovadoras na gestão ambiental da cidade.
Com a participação de todos os segmentos sociais, seus gestores adotaram um modelo de desenvolvimento urbano sustentável. Em muitos aspectos, houve um sensível avanço nas questões do meio ambiente. No entanto, ainda existem importantes desafios a serem enfrentados.
Belo Horizonte têm 53 parques em seu perímetro urbano, com uma área de mais de 7 milhões de metros quadrados. A cidade possui 250 mil árvores em ruas e avenidas
A cidade possui muitos espaços públicos.
Plano Diretor de Arborização
Além de ampliar o número de árvores em ruas e avenidas, a Prefeitura de Belo Horizonte está desenvolvendo um plano de ação que visa melhorar, principalmente, a disposição das árvores nos logradouros e a seleção de espécies a serem plantadas (levando em conta os aspectos urbanos).
Em Belo Horizonte circulam diariamente 2850 ônibus.
• Biodiesel – lei municipal determinou a mistura de 2% de biodiesel na frota da Prefeitura. Geração de trabalho e renda (produção oleaginosas).
• Implantação de Ciclovias
• A Empresa Municipal de Transporte (BHTrans) está ampliando a integração dos sistemas de transporte, melhorando o desempenho dos corredores de tráfego e informatizando os semáforos.
Aterro Sanitário
Há 30 anos Belo Horizonte dispõe de um aterro sanitário.
Quantidade de lixo recolhido por dia em BH – 4 mil toneladas diárias
Lixo doméstico e comercial de BH:
65% de matéria orgânica
27% de