livros de literatura
- Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, de Clarice Lispector, foi publicado em 1969. O romance narra o envolvimento amoroso entre duas pessoas: Ulisses e Lóri. A obra é considerada um romance intimista em que Lóri, a protagonista, busca sua individualidade em meio a tantas máscaras usadas pelas pessoas.
O caminho de aprendizagem de Lóri afirma suas capacidades como mulher, de modo que aprender sobre o amor e o prazer resulta na aprendizagem sobre si mesmo e sobre a vida. A protagonista conhece o seu eu que estava perdido em meio a tanto preconceito no que concerne ao amor e ao prazer feminino que à mulher é mais que permitido pelo mundo masculino, mas um direito único e intransferível.
Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres narra o processo de amadurecimento de Lóri, portanto, pode ser considerado como um romance de formação feminino, em que para aprender a personagem precisou desaprender a vergonha que tinha sobre o próprio corpo e sobre a proibição do prazer.
Em vários trechos do romance fica claro que o único caminho para a felicidade é o aprendizado. Essa busca da protagonista passa por sua percepção do que está a sua volta e do que ocorre em seu íntimo, para tanto, sua capacidade e experiência em capturar cada instante.
- Loreley, apelidada de Lóri, morava no Rio de Janeiro. Era professora primária, morava sozinha em um apartamento em Ipanema não tinha amigas, no mínimo a cartomante que freqüentava. Tinha pai e irmãos vivendo em Campos, mas se desligara deles. Sua família era rica, vivia do pequeno salário de professora de escola pobre e da mesada que seu pai lhe dava. Acreditava em um Deus grande ao qual não se implorava, mas agregava-se a ele.
Ulisses, também vivia no Rio, era professor de filosofia em uma faculdade. Um homem paciente. Aproximou-se de Lorí apenas pelo desejo e ela só queria dele aprender algo de sua profissão. Passaram a se encontrar, ela sempre tinha dúvidas quanto a ir ou não e ele