LIVROS CONT BEIS Paper Copia

1815 palavras 8 páginas
OS PRINCIPAIS LIVROS CONTÁBEIS

Acadêmico(s) Renata Vaz Dornelles
Prof. ÉmersonVicente de Oliveira Paim Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Ciências Contábeis (CTB 0139) 13/06/2014

RESUMO
Livros contábeis são aqueles utilizados pelo setor de contabilidade. Destinam-se à escrituração contábil dos atos e dos fatos administrativos que ocorrem na empresa. Todos os acontecimentos que ocorrem diariamente em uma empresa, responsáveis pela sua gestão, são registrados em livros próprios, nos quais fica configurada sua própria vida. Os principais livros utilizados na contabilidade são: o Diário, o Razão, o Caixa e o Inventário. Outros livros auxiliares que variam em quantidade e espécie, de acordo com a natureza e as necessidades de cada empresa, também podem ser usados. Existem também os livros exigidos na legislação fiscal, cujo valor, sob o aspecto fiscal, é bastante reduzido.

Palavras-chave: Livros; Contábeis;

1 INTRODUÇÃO
Os registros contábeis tem sua origem representada por documentos que devem ser cercados de cuidados para serem aceitos pela empresa e pelo fisco.
Segundo o Código Comercial Brasileiro, todos os comerciantes estão obrigados a seguir uma ordem uniforme de contabilidade e escrituração e a manter os livros necessários para este fim. Deverão ainda conservar bem guardada toda e qualquer escrituração, correspondências e demais papéis pertencentes ao giro de seu comércio, enquanto não prescrevem as ações que lhes possam ser relativas. Os documentos não devem apresentar nenhuma rasura e caso sofram algum acidente que dificulte a identificação de seu conteúdo eles deverão ser reconstituídos ou substituídos, na impossibilidade de reconstrução.
A data de emissão do documento, geralmente determina a data do registro contábil, por isso deve-se sempre verificar se este item está correto no documento.

2 DESENVOLVIMENTO
Os livros de escrituração têm várias

Relacionados

  • Trabalho
    51200 palavras | 205 páginas
  • Gestao avançada
    110250 palavras | 441 páginas