Livro: O que é ética; Resumo
O livro O que é Ética, de Álvaro Valls, publicado pela editora Brasiliense, fala da ética de maneira simples e acessível a todos. Trata-se dos problemas relacionados à ética, ligados aos atos humanos. O livro abrange a Grécia antiga e seus filósofos, religião, ideais éticos, comportamentos morais e sobre tudo como ela é vista hoje.
A ética vem sendo utilizada desde tempos mais remotos, ate a atualidade. É sempre utilizada como uma forma de impor regras ao cidadão, mudando, claro, de acordo com a época situada; com a cultura usada;... Cabe ao individuo acata-la ou não.
Em determinados trechos do livro, foi interessante analisar as diferentes opiniões sobre “ética”. Como Sócrates e Kent.
Sobre Sócrates (470-399 a.C.) seus questionamentos lhe causaram a morte. Ele se perguntava se as leis impostas eram realmente para serem seguidas. Sócrates não acreditava na ética absoluta. Ele crê nas “convicções pessoais”. Assim como Kent, já por volta do século XVIII.
"devo proceder sempre de maneira que eu possa querer também que a minha máxima se torne uma lei universal” (Kent) Assim dizia Kent. Para ele, a ética não era tudo! Ele queria algo que se apoiasse na moral. Ele acreditava que “suas escolhas” deveriam ser respeitadas, que deveria haver “igualdades”. Sendo que estas “escolhas” respeitassem os deveres e preceitos impostos. Então, para Kent era o “dever” o que mais importava. Ambos focaram seus pensamentos na moral, pois, acreditavam que o homem deve ser livre pra fazer suas escolhas.
Voltando-se para os pensamentos éticos, a ética é uma forma de “guia” para que possamos fazer as coisas de maneira correta, para ela, não há meios termos, ou faz as coisas bem, ou então não faz nada. Mas, viver eticamente, é praticamente impossível “agir” da sua própria maneira.
ETICA, MORAL... Tão complexo. Andam juntas e são extremamente distintas.
Para muitos filósofos, o mais importante era viver de acordo com a razão, razão esta que se ligava a moral.