livro texto de filosofia
1 - Por que o titulo do capitulo refere-se à "crise da razão"?
R: Kierkegaard diz que há coisas que a razão não consegue compreender, e Freud nos diz que a razão pode ser deturpadora e pervertida
2 - O que significa a experiência religiosa para Kierkegaard?
R: A experiência religiosa pode explicar mais acontecimentos e fatos que a razão, segundo Kierkegaard
3 - Como a fenomenologia, com o conceito de intencionalidade, contrapôs-se à teoria do conhecimento tradicional?
R: Pois para a fenomenologia toda consciência é intencional, sempre visa algo fora de si. Também diz que a mente não existe sem o corpo, pois toda consciência é consciência de algo e que não há objeto em si, já que o objeto é sempre para um sujeito que lhe dá significado.
4 - Em que consiste o "giro linguistico" e quais foram seus principais representantes? Escolha um deles para explicar corno se deu essa "virada" ou mudança de paradigma.
R: O Giro Linguístico consistiu na mudança de foco da filosofia e de outras ciências para a relação entre filosofia e linguagem. Seus representantes foram Russel, Moore, Keynes, Skinner, Ramsey, dentre outros.
5 - O que Nietzsche quer dizer com: a verdade é um "batalhão de metáforas" ou "as verdades são ilusões"? O que essas afirmações representaram para a teoria do conhecimento contemporânea?
R: Nietzsche defende que o conhecimento se vale das metáforas e que as verdades são ilusões pois nada é verdade, e por isso valoriza as metáforas, que são a aproximação mais provável do que realmente existe.
6 - Examine a citação a seguir e justifique por que Freud foi um pensador que influenciou a nova concepção contemporânea de sujeito do conhecimento.
R: Freud tomou uma direção totalmente nova na busca pelo conhecimento ao adotar a psicanálise, a análise dos sonhos. Seu método é amplamente utilizado até os dias de hoje, e por adotar os sonhos (o inconsciente) como sujeito foi revolucionário e influencia a concepção de conhecimento.
7 - a) Qual é a