livro adao
Aluno – Adão Ribeiro -
Administração 2 série.
Matão 27 de Setembro de 2013
TRABALHO DE APPRESENTAÇÃO DE RESENHA DO LIVRO TEMPERAMENTO E CARREIRA .
Autora- Maria da Luz Calegari e Orlando H. Germignani.
RESENHA DO CAPITULO 2-
Considerações sobre Inteligência
O conceito de inteligência, vigente até os anos 1980, está totalmente ultrapassado. E a caducidade começou bem antes dessa data .Na verdade , as tentativas de saber como o intelecto funciona são bem mais antigas e os métodos para testar a inteligência, idem. Uma guinada nesse campo começou a tomar vulto a partir da década de 1920, quando o psicólogo suíço Jean Piaget passou a observa o comportamento das crianças. As descobertas desse pesquisador desmontaram o programa de Binet –Simon , em que se baseiam os testes de QI, provando que ele é cegamente empírico. Apenas marginalmente esses pesquisadores se preocuparam em saber como a mente funciona. Eles não nos legaram nenhuma visão de processo como se procede para resolver determinado tipo de problema apenas se limitaram á questão de o indivíduo chegar a uma resposta correta.
Piaget comprovou que o individuo está sempre procurando conhecer o mundo , saber como as coisas funcionam, formulando hipótese, percebendo as interações, tentando descobrir como é a natureza e o que está por trás do comportamento humano. Segundo ele, ao chegar á adolescência, um jovem é capaz de raciocinar sobre o mundo não somente por meio de ações ou de símbolos isolados, mas compreendendo relações de causa e efeito. Apesar de amplamente adotada por educadores e psicólogos, durante décadas, a linha piagetiana, como as que a precederam e também contemplam apenas aspectos de lógica e linguística, foi ultrapassada, em muitos pontos, por novas descobertas.
Quantas são as Inteligências?
Embora haja autores que admitam existir, e ser passível de identificação, um número bem maior de inteligências do que as sete descritas por Gardner, este pesquisador tem o