LIVIA BRISOLLA
Ciências Biológicas – Licenciatura
Chá de Insulina
Goiânia – GO
2012
Faculdade Araguaia
Ciências Biológicas - Licenciatura
Disciplina: PECB-3 Escola e Cultura
Professora: Lívia Brisolla
Alunas: Catarina Rodrigues, Darylla Hugues, Érica Fatima, Nédima Esméria
Chá de Insulina
GOIÂNIA – GO
2012
INTRODUÇÃO
Saúde e bem estar, pesquisa sobre o chá da planta de insulina que foi escolhido pelo grupo por ser desconhecido e haver contradições em seu uso.
A insulina é um hormônio sintetizado no pâncreas, que promove a entrada de glicose nas células e também desempenha papel importante no metabolismo de lipídeos e proteínas.
Em primeiro lugar devemos entender o que é insulina e quais suas funções em nosso organismo: Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e é responsável pela regulação dos níveis de glicose do corpo humano. De uma forma geral a insulina ajuda a transportar a glicose do sangue para dentro das células do corpo, onde a glicose é utilizada como fonte de energia.
Dentre os inúmeros medicamentos utilizados para tratar o Diabetes tipo 2, alguns estimulam a liberação de insulina pelo pâncreas, levando a uma queda dos níveis de glicose. Em pacientes com Diabetes tipo1, por outro lado, existe uma destruição das células que produzem insulina e o paciente precisa fazer uso da insulina injetável.
A descoberta da insulina como forma de tratamento do Diabetes é uma das grandes descobertas da medicina do Século XX. Ela foi descoberta em 1922 em Toronto (Canadá) por um grupo de pesquisadores. Nos últimos 70 anos, ela vem sendo constantemente aperfeiçoada, com melhora na sua qualidade, nos dispositivos de utilização e até em sua eficácia. Um dos grandes desafios, entretanto, é referente à forma de utilização da insulina. Embora amplamente pesquisado, a insulina ainda precisa ser utilizada sob a forma injetável, através de injeções subcutâneas. Ainda não foi possível uma insulina