Literatura e internet
LITERATURA NA INTERNET1
Bruna Leal Almeida2
RESUMO
O artigo trata sobre a influência da internet na literatura e os aspectos que contribuem para o processo de construção intelectual do indivíduo. Traz ainda uma análise a respeito da qualidade de alguns tipos de textos literários produzidos e difundidos no meio virtual. Dessa forma, apresenta-se a importância da Literatura vinculada à tecnologia para a formação cultural e cognitiva do sujeito.
Palavras-chave: Literatura, internet, leitura virtual.
INTRODUÇÃO
O dicionário Houaiss define a internet como uma “rede de computadores dispersos por todo o planeta que trocam dados e mensagens utilizando um protocolo comum”. Seu nascimento se deu em plena Guerra fria, no final de 1960, servindo como uma das maneiras das forças armadas norte-americanas se comunicarem em situação de ataques inimigos intencionados em acabar com os meios convencionais de telecomunicação. Entre 1970 e 1980, A internet deixou de ser utilizada apenas para fins militares e passou a ser um importante recurso de comunicação acadêmico. Por meio das linhas da rede mundial, professores e estudantes de universidades, sobretudo dos EUA, compartilhavam ideias, descobertas e mensagens. A década de 90 foi marcada pela expansão da internet, que se deu a partir do surgimento de provedores de acesso e portais de serviços online e de inúmeros navegadores, a exemplo do Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator, cuja proposta era facilitar a navegação.
O processo de crescimento da internet foi se desencadeando a partir também do proveito que muitos tiravam dela, como desempregados, que enviavam currículos via e-mail ou buscavam emprego em sites de agências, e empresas, que encontraram na internet um ótimo caminho parar aumentar seus lucros, apostando nas vendas online, transformando-a, assim, em um autêntico Shopping Center virtual.
Atrelada a todos estes avanços, a internet passou a ser