Literatura na Sociedade Atual
Muitos ainda se questionam sobre qual a importância da literatura ou o que é a literatura.
Estes questionamentos são plausíveis, pois, numa sociedade onde há poucos leitores e uma grande carência educacional, não se pode esperar que se tenha uma compreensão mais abrangente sobre o tema. Para esta última, a resposta mais recorrente e também apresentada nos livros didáticos é que “a literatura é a arte da palavra”. Este conceito diz respeito ao trabalho com a linguagem pelo artista literário (escritor, poeta, entre outros), criando certo efeito estético na obra literária, porém, essa compreensão dessa 'arte da palavra' pode ser incompreendida pelos alunos, talvez a concebam complexa, por isso faz-se necessária uma apresentação mais 'cautelosa', por assim dizer, a esses jovens leitores. Ao saber também, que antes de qualquer conceito sobre o que seria literatura, o aluno deve ser apresentado ao texto literário de uma forma prazerosa, sem maiores pressões. Depois de haver certa sintonia entre leitor e texto literário, é que se pode discutir sobre esta ou aquela denominação literária.
Podemos dizer que o texto literário conduz o leitor a mundos imaginários, causando prazer aos sentidos e à sensibilidade do homem. A literatura transformou-se, em várias partes do mundo, em disciplina escolar dada a sua importância para a língua e a cultura de um país, assim como para a formação de jovens leitores.
Pode se falar muitos argumentos bons e ruins da literatura na sociedade atual, a parte boa e que a literatura ainda existe, ela não e uma coisa que sumiu, mas sim uma coisa que teve uma amplitude nos tempos atuais, por ter a possibilidade de comprar livros mais fácil e também a fixação da literatura em escolas como disciplina, a parte ruim, e que muitas pessoas tem preguiça de ler um simples texto se quer, o que adianta ter a
Possibilidade de comprar um livro, muito mais fácil que antigamente, e não aproveitar, não comprar, e não ter o mínimo