LITERATURA FRANCESA: VICTOR HUGO (1802 - 1885)
Espero também que você tenha adquirido não o hábito, mas o prazer pela leitura. Não esconda tanto seu lado hedonista e se entregue à delícia das palavras cujo poder é infinito. Enfim, vamos ao que importa. Há mais de 10 anos, veio parar em minhas mãos um livro chamado Os Miseráveis, do escritor e poeta francês Victor Hugo. Era uma versão com texto reduzido e até ilustrada, mas isso não tornou a história menos interessante. Nessa época, com 12 anos de idade, andava descobrindo os Grandes Mestres, como Allan Edgar Poe, Dostoiévski, Tolstói, sem contar os Mestres Nacionais.
Esse livro fez aumentar ainda mais meu gosto pelas palavras, mas agora com sabor francês. Alguns anos depois, voltei a ler o livro com o texto integral e numa edição muito elaborada, o que fez aumentar em muito minha admiração pelo escritor. Essa história é considerada a obra prima do autor. De qualquer forma, um livro poderoso como esse merece um espaço na sua estante.
Victor Hugo participa intensamente de todos os movimentos, como escritor e como político, transformando-se com o passar dos anos numa figura marcante no cenário francês. Quando morreu aos 83 anos, era como um patriarca do seu país, deixando um exemplo de coragem e uma obra oceânica.Victor era filho de Léopold Hugo, militar de carreira que atingira o posto de major quando se casou com Sophie Françoise Trébuchet.
A infância do escritor foi marcada pelas constantes viagens de seu pai com o exército imperial e pelos desentendimentos que logo separaram Léopold e Sophie. Esta era monarquista convicta e a lealdade do marido a sucessivos governos acentuava a incompatibilidade profunda entre os dois. Foi uma época