lista
1)A imagem de um objeto forma-se a 40 cm de um espelho côncavo com distância focal de 30 cm. A imagem formada situa-se sobre o eixo principal do espelho, é real, invertida e tem 3 cm de altura.
a) Determine a posição do objeto.
P’= 40
F= 30
F=P*P’/P+P’
30=P*40/P+40
1200+30P=40P
1200=4P-3P
1200=1P
P=1200cm .
b) Construa o esquema referente à questão representando objeto, imagem, espelho e raios utilizados e indicando as distâncias envolvidas.
2)Diante de um espelho esférico côncavo coloca-se um objeto real no ponto médio do segmento definido pelo foco principal e pelo centro de curvatura. Se o raio de curvatura desse espelho é de 2,4m,qual a distância entre o objeto e sua imagem conjugada ?
C=2,4 CM F=1,2 CM
F=P*P’/P+P’
1F=1P+1P’
1,2=1/18+1/P’
3P=2P=3.6
3,6-1,8= 18 CM
3)A figura ilustra, fora de escala, a ocorrência de um eclipse do Sol em determinada região do planeta Terra. Esse evento ocorre quando estiverem alinhados o Sol, a Terra e a Lua, funcionando, respectivamente, como fonte de luz, anteparo e obstáculo.
Para que possamos presenciar um eclipse solar, é preciso que estejamos numa época em que exista um alinhamento entre terra, lua e sol. Além disso, é necessário que a lua esteja suficientemente próxima da terra para que a sombra possa ser observada.Explique a diferença entre um eclipse total e um eclipse parcial.Classifique sol, lua e terra como fontes de luz primárias ou secundárias e justifique sua resposta.
R: O eclipse solar parcial somente uma parte do Sol é ocultada pelo disco lunar. O eclipse solar total toda a luminosidade do Sol é escondida pela Lua. Sol é primaria e a lua e a terra com secundárias. O sol é a fonte de calor e a lua e a terra o receptor
4) Um corpo de massa 100 gramas recebe 900 calorias e sua temperatura sobe de 2 ºC até 32 ºC. Determine a capacidade térmica do corpo e o calor específico da substância que o constitui.
-CAPACIDADE TERMICA
C=Q/ T