Lista E/S
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
1. O que são dispositivos periféricos? O que eles fazem? Dê exemplos.
Periféricos são dispositivos de entrada/saída. Eles controlam a entrada e saída de dados do computador. Exemplo: o teclado é um periférico de entrada e o monitor de saída.
2. Do que é composto o subsistema de E/S?
O subsistema de E/S é composto de dispositivo, interface de E/S e função.
3. O que é a “inteligência” do subsistema de E/S?
A “inteligência” do subsistema é a interface do sistema, que desempenha a função de comunicação do periférico e o barramento.
4. Por que os periféricos não são conectados diretamente ao barramento do sistema?
Não são conectados, pois a taxa de transferência de dados dos periféricos é muito menor que a taxa de transferência de dados do núcleo MP/processador; cada dispositivo possui suas próprias características, sendo assim, cada processador deveria conhecer a lógica de transmissão de todo e qualquer periférico, o que seria inviável; atividades de E/S são assíncronas, havendo necessidade de se estabelecer regras para o início e término das comunicações entre dispositivo e barramento; podem ocorrer interferências nas transmissões de sinais, portanto erros podem ocorrer.
5. Quais são as partes do dispositivo que faz a tradução e compatibilização entre o barramento e o periférico? Descreva-as.
A parte do dispositivo que faz a tradução é a parte lógica, que permite a interação do periférico e o barramento, que detectam erros e outros processos cuja quantidade e complexidade dependem da natureza da interface. E a parte que faz a compatibilização é a parte transdutora, que converte os dados codificados como sinais elétricos para alguma outra forma e vice-versa.
6. Quais são os tipos de transmissão e recepção de dados?
Os tipos de transmissão são: serial e paralela.
7. Quais os métodos de comunicação entre UCP e interface de E/S?
Os métodos de comunicação entra a UCP e a interface são: E/S programada, E/S