Lista De F Sica 2 S Rie
DATA
CENTRO EDUCACIONAL FLORES DE MARIA
PROFESSOR
DISCIPLINA
Sady Danyelevcz De B. M. Braga
Física
___/___/_____
TIPO DE AVALIAÇÃO
Lista de exercício
TURMA
NOME
2ª SERIE E.M.
Questão 1 - Um gás ideal estava confinado à mesma temperatura em dois recipientes, 1 e 2, ligados por uma válvula inicialmente fechada. Os volumes dos recipientes 1 e 2 são 4L e 6L, respectivamente. A pressão inicial no recipiente 1 era de 4,8 atm.
Abriu-se a válvula e os conteúdos dos recipientes atingiram um estado final de equilíbrio à pressão de 2,4 atm e à mesma temperatura inicial. A percentagem do número total de moles de gás que ocupava o recipiente 1 antes da abertura da válvula era:
a) 60%
b) 80%
c) 50%
d) 40%
e) 20%
Questão 2 - Quatro recipientes metálicos, de capacidades diferentes, contêm oxigênio. Um manômetro acoplado a cada recipiente indica a pressão do gás. O conjunto está em equilíbrio térmico com o meio ambiente.
Considere os valores das pressões e dos volumes indicados na ilustração e admita que o oxigênio comporta-se como um gás ideal. Pode-se concluir que o recipiente que contém maior número de moléculas de oxigênio é o da figura:
a) I
b) II
c) III
d) IV
Questão 3 - Certa amostra gasosa, de massa igual a 6,0 g, ocupa um volume de 2,05 litros sob pressão de 3,0 atmosferas. Sabendo que a massa molecular do gás é de 32 g e, admitindo que ele se comporta como um gás perfeito, sua temperatura, em oC, vale:
a) 207
b) 127
c) 87
d) 37
e) -37
Dado: constante universal dos gases perfeitos: R = 0,082 atm.L /mol.K
Questão 4 - A tabela ao lado apresenta as características de duas amostras do mesmo gás perfeito. O preenchimento correto da lacuna existente para a amostra 2 é:
Características
Amostra 1
Amostra 2
Pressão (atm)
1,0
0,5
Volume (litros)
10,0
20,0
Massa (g)
4,0
3,0
Temperatura (°C) 27,0
a) 273,0°C
b) 227,0°C
c) 197,0°C
d) 153,0°C
e) 127,0°C
Questão 5 - A figura a seguir mostra um cilindro fechado em uma de suas