lista resolvida compilado prof silvia moraes
1. Objetivos
Verificar, experimentalmente, o teorema da superposição.
Verificar a propriedade da linearidade de circuitos elétricos.
Usar o teorema de superposição para calcular tensões e correntes num circuito em que haja mais de uma fonte independente.
2. Referencial teórico
2.1. Teorema da superposição
O Teorema da Superposição é útil na análise de circuitos que possuem mais de uma fonte. O Teorema da Superposição pode, com algumas restrições, ser usado tanto em circuitos CC (corrente contínua) quanto CA (corrente alternada) bem como em circuitos onde ambas as fontes são utilizadas. O princípio por trás da técnica da superposição é a propriedade aditiva das funções lineares. Com efeito, num dado circuito com duas ou mais fontes de corrente ou tensão independentes, um dado valor de uma grandeza é resultado das contribuições independentes de cada fonte de tensão ou corrente sozinhas, sem que as outras estejam presentes no circuito. Ou seja, pode-se tomar uma única fonte de tensão ou corrente e eliminar as demais (substituindo fontes de tensão por um curto-circuito e fontes de corrente por um circuito aberto), calculando a grandeza desejada. Repete-se o processo com cada fonte independente de tensão ou corrente e, ao final, soma-se os valores encontrados. Em outras palavras o Teorema afirma que a corrente e a tensão sobre um bipolo podem ser obtidas pelas somas de corrente e tensão que cada fonte independente no circuito causaria sobre o bipolo (é qualquer dispositivo elétrico com dois terminais acessíveis, mediante os quais pode ser feita a sua ligação a um circuito). Significando que, em um circuito formado por n fontes independentes, a tensão e a corrente sobre um bipolo qualquer serão dadas pelas somas de tensão e corrente que cada fonte forneceria ao bipolo se esta fosse única no circuito.
A utilização do princípio de superposição pode, em muitos, casos reduzir a complexidade do circuito e facilitar a solução. Para a solução de