lista processos de fabricaçao mecanica
A base de todos os processos de fundição consiste em alimentar o metal líquido na cavidade de um molde com o formato requerido, seguindo-se um resfriamento, a fim de produzir um objeto sólido resultante da solidificação.
2. O que é e qual a função do massalote?
O massalote é uma reserva de metal que compensa a contração do material líquido quando resfriado. Com o molde construído com sobremetal sua função é garantir o completo preenchimento da cavidade do molde.
3. O que é o rechupe? Como o rechupe pode ser evitado ou controlado?
O rechupe é um defeito na peça fundida causado por projeto de massalote mal feito e resulta na falta de material. Ele pode ser evitado com o projeto da peça, tratamento de alivio de tensões e projeto de molde.
4. Em qual região das peças fundidas há maior probabilidade de acúmulo de impurezas?
O maior acúmulo de impurezas ocorre em regiões centrais (de baixa tensão) no qual o metal se solidifica por último (segregação). No estado líquido, no entanto, as impurezas são totalmente dissolvidas.
5. Por que as peças obtidas por processos de fundição não podem ter cantos vivos?
R: As peças obtidas por processos de fundição não podem ter cantos vivos, pois pode ocorrer formação de trincas.
6. Por quais motivos deve-se fazer o modelo ou o molde de dimensões maiores que as dimensões da peça final quando são utilizados processos de fundição?
R: Deve-se fazer o modelo ou o molde de dimensões maiores pois é necessário prever a contração do metal quando ele sofre o processo de solidificação e também um eventual sobremetal para posterior usinagem da peça.
7. Explique qual é a etapa que distingue os vários processos de fundição.
R: A etapa que distingue os vários processos de fundição é a moldagem (confecção do molde)
8. Do que é composta a areia de fundição?
R: A areia de fundição é composta por areia silicosa, argila e água.
9. Quais as vantagens