Lista de Micro Cap 1 - Mankiw
MICROECONOMIA I
1. Diz-se freqüentemente que uma boa teoria é aquela que pode ser refutada pelos fatos, por meio de investigações empíricas. Explique por que uma teoria que não pode ser avaliada empiricamente não é uma boa teoria.
A avaliação de uma teoria envolve dois passos: primeiro, é necessário examinar a razoabilidade das hipóteses adotadas; segundo, deve-se testar as previsões da teoria comparando-as com os fatos. Se uma teoria não pode ser testada, ela não pode ser aceita ou rejeitada. Logo, ela contribui muito pouco para nossa compreensão da realidade.
2. Qual das seguintes afirmações envolve análise positiva e qual envolve análise normativa? Quais as diferenças entre os dois tipos de análise?
a. O racionamento de gasolina (que fixa para cada indivíduo uma quantidade máxima de gasolina a ser comprada anualmente) é uma política insatisfatória do governo, pois interfere nas atividades do sistema do mercado competitivo.
A análise positiva descreve como o mundo é. A análise normativa descreve como o mundo deveria ser. A análise econômica nos diz que uma restrição na oferta deve mudar o equilíbrio de mercado. A afirmação (a) combina os dois tipos de análise. Primeiro, a afirmação (a) apresenta o argumento positivo segundo o qual o racionamento de gasolina “interfere no funcionamento do sistema de mercado competitivo”. Em seguida, é apresentada uma afirmação normativa (ou seja, que envolve um juízo de valor) segundo a qual o racionamento de gasolina é uma “política social ineficiente”. Dessa forma, a afirmação (a) representa uma conclusão derivada da análise positiva da política.
b. O racionamento de gasolina é uma política sob a qual o número das pessoas cuja situação piora é maior do que o número daquelas cuja situação melhora.
A afirmação (b) é positiva porque descreve o efeito do racionamento de gasolina sem fazer qualquer juízo de valor acerca da desejabilidade da política.
3. Suponhamos que o litro da