Lista De Macro
Curso de Ciências Econômicas
Macroeconomia 2
Professor: Paulo Henrique
Aluno: Thiego Henrique F. de Oliveira
1ª Lista de exercícios
- 2015 -
4) a) Verdadeiro.
b) Falso. O aumento do gasto publico desloca a curva IS para a direita, onde ela intercepta a LM em um ponto acima da BP (caso de superávit no balanço de pagamento).
Neste ponto, a taxa de juros interna é superior a taxa de juros internacional, o que levaria a uma entrada de capitais e consequente aumento na oferta por moeda estrangeira. Como o cambio é fixo, esse aumento de oferta por moeda estrangeira deve ser absorvido pelo Banco Central, através da compra desta moeda, o que expande a quantidade de moeda nacional da economia (deslocando LM para a direita). Nesse caso, a taxa de cambio não se altera e, portanto, o saldo da balança comercial também não. Neste caso, o aumento de gasto publico não “expulsou” nenhuma parcela do gasto privado. Caso o câmbio fosse flutuante, a LM não se deslocaria e, de fato, a taxa de cambio se valorizaria, acarretando redução do saldo em balança comercial.
c) Verdadeiro.
d)Falso. A politica fiscal expansionista desloca a curva IS para a direita, onde ela intercepta a LM em um ponto acima da BP (caso de superávit no balanço de pagamento).
Neste ponto, a taxa de juros interna é superior a taxa de juros internacional, o que levaria a uma entrada de capitais e consequente aumento na oferta por moeda estrangeira, valorizando a moeda nacional frente a moeda estrangeira. Essa valorização cambial reduz o saldo da balança comercial e desloca IS para a esquerda (na verdade para a mesma posição inicial). O ponto de equilíbrio final é idêntico ao inicial, portanto, não há aumento da taxa de juros.
e) Verdadeiro.
5) a) Verdadeiro, a expansão fiscal proporciona um superávit no Balanço de Pagamentos e, por causa do cambio ser fixo, o pais acumula reservas internacionais, deslocando a curso LM para a direita. Este Movimento