Lista De Exercicios 01 Gabarito
Capítulo 1
1. Quais as diferenças entre as vias colonial, clássica e prussiana de constituição do capitalismo? A via clássica de constituição do capitalismo pode ser vista como uma forma sustentada de realizar a industrialização. Os países que realizaram este tipo de transição sofreram profundas transformações político-econômicas decorrentes das revoluções democrático-burguesas ocorridas a partir do século XVIII.
Por outro lado, as vias prussiana e colonial constituem formas não clássicas de transição para o capitalismo. A inexistência de revoluções democrático-burguesas – isto é, a falta de processos democráticos de emancipação – e a predominância de grandes propriedades de terra são exemplos de atributos que diferenciam a transição clássica das formas não clássicas (colonial e prussiana) de passagem para um sistema capitalista. No entanto, ao contrário do que ocorreu nos países de transição prussiana, que conquistaram sua autonomia econômica através de uma industrialização tardia, a via colonial foi implementada em sistemas – os das colônias.
2. Quais as diferenças mais marcantes entre colônias de exploração e de povoamento?
Uma diferença evidente entre as colônias de exploração e de povoamento reside nas características de seus respectivos processos de ocupação populacional. A intenção dos imigrantes europeus que pretendiam instalar-se nas colônias de povoamento do Novo Mundo era a de encontrar um novo lar, geralmente em países com clima similar ao de suas nações de origem, escapando das transformações e conflitos pelos quais passava a Europa no século XV.
Os europeus que se dirigiam às colônias de exploração, por outro lado, buscavam essencialmente a oportunidade de enriquecer por meio do comércio, explorando algum tipo de trabalho compulsório, para posteriormente regressar à metrópole.
Capítulo 2
1. Que relação pode ser estabelecida entre mineração e formação do mercado interno?
A atividade mineradora