lista de aeds
O Método de Melhorias ou Ciclo PDCA é definido por como um método de gerenciamento de processos ou de sistemas. É o caminho para se atingirem as metas atribuídas aos produtos dos sistemas empresariais.
O Ciclo PDCA apresenta quatro passos básicos a serem seguidos em prol da melhoria contínua dos processos e resolução de problemas. As letras que formam o nome do método, PDCA, significam em seu idioma de origem: PLAN, DO, CHECK, ACT, que significa, PLANEJAR, EXECUTAR, VERIFICAR e ATUAR.
O seu objetivo principal é fazer a utilização de uma metodologia que ajude a analisar e resolver problemas organizacionais, organizar e controlar processos, em qualquer área e vem ganhando forças por ser bem eficaz e de simples utilização produzindo ações que garantem o crescimento das organizações. Sendo assim, as etapas que conduzem a resultados satisfatórios de um processo são:
a) Plan (Planejamento):
Essa é a etapa inicial do ciclo e diz respeito à definição dos objetivos e metas a serem alcançados e de como serão planejadas as ações de forma rápida, barata e eficaz para tornar tais objetivos concretos. Algumas perguntas estão ligadas a essa parte do ciclo:
• Quais são os objetivos?
• O que sabemos? E o que precisamos saber?
• De que forma iremos fazer?
• O que queremos e precisamos aprender?
A fase de planejamento pode ser subdividida em cinco etapas que são elas: identificar o problema, estabelecer meta, analisar o fenômeno (problema), analisar o processo e o plano de ação.
Sendo assim, a etapa do planejamento é considerada vital, pois uma boa elaboração do plano evita falhas e perdas de tempo desnecessárias nas próximas fases do ciclo.
b) Do (Execução):
É a segunda etapa do ciclo e trata da execução do plano em que os gerentes do processo vão conduzir a ação dentro da descrição apresentada na fase anterior, implementando como especificado no processo.
É necessário que promovam treinamentos dos envolvidos no método a ser empregado com o intuito de