lista 4 - BCC
1)
Como banco de dados compreende qualquer conjunto de dados. De suma importância, pois otimiza a condução e otimiza o planejamento de tarefas, desde as simples até as complexas, ao permitir avaliar a situação atual da informação, o seu desenvolvimento e pode posteriormente servir a arrimo as tomadas de decisões. Desse modo tem como característica três elementos: armazenamento, recuperação e visualização. Para bancos de dados complexos, que são construídos por grande quantidade de dados e grande número de usuários, podemos adicionar características como compartilhamento, segurança e regra de consciência. É recomendada sua utilização em atividades que necessitem da organização e manipulação de dados, como por exemplo, lista de livros de uma biblioteca.
2)
Dado compreende qualquer elemento que possa ser processado por um computador, chamado de dado bruto, por exemplo, cadeias de caracteres. A informação é resultado da interpretação de um conjunto de dados, se tornando significativo para algum contexto ou necessidade estipulada no inicio da retenção dos dados. Um exemplo são os dados sobre as vendas de uma empresa. Ao estipularmos uma meta, exemplo R$ 20.000,00, após trabalhar com os dados poderemos ter a informação se o volume de vendas foi condizente com a meta, sendo inferior, superior ou igual ao mesmo.
3)
Também conhecido como flat files são arquivos de dados organizados sob uma estrutura rígida e pré-definida. A diferencia entre os convencionais e estruturais consiste no formato espelhado da tabela, que ocorre nos estruturados, mas não nos convencionais. Exemplo é a estrutura com formato CSV (comma-separated-values).
4)
Tipos de dados impõem um controle inicial sobre o comportamento dos valores na base de dados, trazendo a qualidade daquele dado, por exemplo, preço que tem qualidade de moeda. O domínio por sua vez, consiste de uma regra que delimita o comportamento dos valores que serão atribuídos aquele dado. Determinando que valores