lipidios
Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo. Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).
2- propriedades gerais
Os lipídeos são moléculas orgânicas que estão presentes tanto no tecido animal como vegetal. Podem-se classificar conforme as suas propriedades físicas e químicas, tendo em conta estas propriedades podemos estabelecer quais são os benefícios que podem aportar ao organismo.
Os lipídeos podem-se classificar como saturados e insaturados, é importante conhecer as suas propriedades físicas e químicas.
Propriedades físicas dos lipídeos
Carácter anfipático: São aqueles lipídeos que contêm uma parte hidrófila, quer dizer, que atrai a água a outra parte hidrófoba que repele a água.
Ponto de fusão: Esta propriedade depende da quantidade de carbonos que exista na cadeia hidro carbonada e do número de enlaces duplos que tenha esta cadeia. Será maior o ponto de fusão quanto mais energia seja necessária para partir os enlaces, é por isto que as gorduras saturadas têm um ponto de fusão mais alto que as insaturadas.
Propriedades químicas dos lipídeos
Esterificação: é uma reação na qual um ácido graxo une-se a um álcool mediante um enlace covalente. Desta reação forma-se um éster, liberando água. Saponificação: é uma reação na qual um ácido graxo une-se a uma base resultando um sal de ácido graxo, liberando uma molécula de água.
Antioxidação: é uma reação na qual se oxida um ácido graxo insaturado.
Conhecer quais são as propriedades tanto químicas como físicas dos lipídeos serve para entender como atuam e como podem ser aproveitadas pelo organismo conforme ao tipo de ácido graxo que se trate.
3-licerídios
Glicerídios
São as