lipidios
Podemos caracterizar os lipídios como insolúveis em água, suas funções são diversas, entre elas temos a de armazenamento de energia e a de constituição das membranas celulares, são cofatores enzimáticos, carregam elétrons mensageiros intracelulares entre outras funções. Eles dividem-se em lipídios de armazenamento e lipídios de membrana. LIPÍDIOS DE ARMAZENAMENTO( Ácidos graxos, triacilgliceróis e ceras).
Eles possuem quase o mesmo estado de oxidação dos hidrocarbonetos existentes nos combustíveis fósseis.
A oxidação celular dos ácidos graxos com a queima dos combustíveis em motores de combustão interna é altamente exergônica.
ÁCIDOS GRAXOS- são ácidos carboxílicos, possuem cadeia longa, podem ser saturados ou insaturados.
Ácidos graxos saturados são lineares enquanto os insaturados tem torções em sua estrutura, por causa de sua estrutura os ácidos graxos saturados tem maior ponto de fusão do que os insaturados.
As características mais importantes dos ácidos graxos são o comprimento e o grau de instauração da cadeia carbônica.
TRIACILGLICERÓIS- São formados pelo álcool glicerol mais três ácidos graxos, são hidrofóbicos, são isolantes térmicos. São conhecidos também por trigliceridios ou gorduras.
TAGS E POLISSACARÍDEOS- liberam mais energia, apresentam menos água na hidratação, por serem solúveis em água eles são a fonte mais rápida de energia.
Os lipídios estão na maioria dos alimentos a maioria é composta de TAG-mistos e por vários tipos de ácidos graxos.
CERAS- são esteres de ácidos graxos com álcoois de cadeia longa, tem função energética e é usada para proteger os pelos e pele. As ceras são os principais lipídios alimentares e de reserva na cadeia alimentar oceânica.
LIPÍDIOS DE MEMBRANA- eles formam bicamadas lipídicas caracterizando as membranas biológicas, são anfipáticas, sua interação hidrofóbica e sua interação hidrofílica com a água direcionam seu empacotamento em folha.