Linha Do Tempo Resumo Breve
-Chegada da família real no Brasil. Abertura dos portos, fato que beneficiou a entrada dos produtos ingleses, melhores e de menor custo.
1850/1930 :
- Neste periodo a base econômica brasileira era cafeeira, ou seja, o dinheiro obtido através da produção e exportação movimentava o país.
- Fim da escravidão.
-Chegada de imigrantes estrangeiros.
1930/ 1955:
-Governo Vargas.
- Apoio a Burguesia Nacional
- 2ª Guerra Mundial
- Leis trabalhistas
-Migração de nordestinos para São Paulo e Rio de Janeiro
-Inflações
- Quebra da bolsa ( Crise de 1929 continua)
1930/1956:
Getulio Vargas no poder, fase conhecida como “Revolução Industrial”, oplitica industrial do governo, valorização da mão-de-obra nacional; Getulio investiu no setor de base. A industria cresceu bastante no centro Sul do país. Foi Criada a CNP, Vale do rio doce, Chesf.
- Abriu-se as portas do pais para as multinacionais, principalmente automobilísticas.
1970:
O Brasil deixou de ser agroexportador e passou a ser industrial, pois exportações de manufaturas ultrapassaram a dos produtos primários, agrícolas e minerais.
1828:
-Foi renovado o protecionismo econômico cobrando uma tava de 16% sobre os produtos estrangeiros.
1844:
- Ministro da Fazenda Manuel Alves Branco decretou uma lei, que ampliava as taxas de importação para 20% sobre produtos sem simular nacional e 60% com similar nacional.
1846:
- A industria têxtil obteve incentivos fiscais e no ano seguinte as matérias primas necessárias a industria do país receberam isenção das taxas alfandegárias.
1960/1980:
- Aumenta o número de produção de aço, ferro, laminas cimento e petróleo.
1953:
- Ocorreu um grande desenvolvimento das industrias ligadas a produção de gêneros derivados do petróleo (borracha sintética, tintas, plásticos, fertilizantes, etc).
1970/1980/1990:
- A industrialização do Brasil continuou a crescer, embora, em alguns momentos de crise econômica, ela tenha se estagnado.