linguagem c
Edivan Oliveira Silva
Universidade Federal Rural da Amazônia
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica
Curso de Licenciatura em computação edyvan30@gmail.com Resumo. Este artigo constitui – se em uma pesquisa bibliográfica sobre a Linguagem de Programação C, seu histórico, principais características e sua relevância no contexto computacional.
1. Introdução
As primeiras linguagens utilizadas no processo de desenvolvimento de software foram às linguagens Assembly também conhecida por linguagens de baixo nível devido a sua proximidade com a linguagem de máquina. Com o passar dos anos as linguagens não estruturadas foram ganhando espaço graças a sua semântica mais genérica e principalmente por permitir a portabilidade nos sistemas desenvolvidos com elas porém, mesmo com todas essas vantagens existia a necessidade de linguagens de mais alto nível e com vários outros recursos. Neste artigo abordaremos em específico, a Linguagem de Programação C, lançando um olhar sobre suas principais características, também implementaremos um olá mundo nessa linguagem.
2. Histórico
A linguagem C foi criada por Dennis M. Ritchie e Ken Thompson em 1972, no laboratório Bell. Seu desenvolvimento começou com uma linguagem mais antiga, chamada BCPL, criada por Martin Richards. Esta linguagem influenciou o desenvolvimento da linguagem B, criada por Ken Thompson, e posteriormente levou ao desenvolvimento de C.
A versão de C fornecida com o sistema Unix versão 5 foi o padrão da linguagem por muitos anos. Um grande número de implementações, porém, foi criado, com a popularidade dos microcomputadores, e isso gerou certa incompatibilidade entre essas implementações. Foi baseado nesta situação que em 1983 o ANSI (American National Standards Institute) estabeleceu um comitê para criar um padrão para definir a linguagem C. Atualmente, todos os principais compiladores de C implementam o padrão C ANSI.