Linguagem corporal
1. Posição de sentido
Esta é uma posição formal que exibe uma atitude neutra com respeito ao interesse da pessoa em permanecer ou se retirar. Nos encontros homem-mulher, é uma posição mais usada pelas mulheres, porque mantém as pernas juntas simbolizando a atitude “sem comentário”. Os escolares usam-na para falar com os professores; os oficiais subalternos, com seus superiores; os empregados, com seus patrões, e os súditos, para se dirigir aos membros da realeza.
2. Pernas afastadas
Como já foi mencionado, este é um gesto predominantemente masculino. O sujeito mantém os dois pés firmemente plantados no chão, numa clara afirmação de que não tem intenção de se retirar.
Este gesto é usado pelos homens como sinal de dominação, porque destaca os genitais, uma atitude tipicamente masculina. É muito comum vermos jogadores de futebol ajeitando os balangandãs enquanto conversam em pé no intervalo das partidas. Esses ajeitamentos, que não têm nada a ver com coceira, permitem aos homens destacar sua masculinidade e, ao fazerem o gesto juntos, exibir solidariedade de equipe.
3. Pé à frente
Todo o peso do corpo é transferido para um dos quadris, como o pé apontado para frente.
Esta posição oferece uma ótima indicação das intenções imediatas da pessoa, que aponta o pé que está à frente na direção que gostaria de ir e dá impressão de estar começando a andar. Em reuniões, costumamos apontar o pé que está à frente para a pessoa mais interessante ou atraente, e quando queremos ir embora o apontamos para a saída mais próxima.
4. Pernas Cruzadas
Da próxima vez que você for a uma reunião em que estejam presentes homens e mulheres, perceberá que algumas pessoas ficam em pé com os braços cruzados e uma das pernas cruzada na frente da outra. Prestando atenção, verá também que essas pessoas ficam a uma distância dos outro um pouco maior do que a distância social costumeira.
Os que estiverem de casaco ou paletó provavelmente os trarão