limpidios
O que são
Lipídios são compostos por um grupo heterogenio de substâncias que apresentam como propriedade comum a insolubilidade na água e a solubilidade nos solventes orgânicos como etanol , éter , benzeno e acetona e capazes de reagir formando ésteres com os Ácidos Graxos ( de alto peso molecular ). Tem estrutura molecular variada.
Função
Apresenta diversas funções orgânicas:
Reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes). Isolante térmico (mamíferos). Além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).
Características
São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água.
Essa característica é de fundamental importância, mesmo o organismo possuindo considerável concentração hídrica. Isso porque a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular.
Dieta rica em lipidios
A dieta hiperprotéica e hiperlipídica (muita proteína e muita gordura), surgiu nos anos 70 pelo cardiologista Robert Atkins que prega que o que faz as pessoas engordarem são os carboidratos (arroz, pães, massas, etc) e não as gorduras e proteínas. A dieta do Dr. Atkins visa o emagrecimento por via destes dois macronutrientes, com ingestão de apenas 40g por dia de carboidratos.
O que todo mundo já sabe é que muita gordura, e principalmente a saturada (presente nas carnes, frangos, laticínios, óleo de coco, etc) provoca muitos males à saúde como o aumento do LDL-colesterol, "colesterol ruim", que conseqüentemente causa a aterosclerose (depósito destas moléculas nas artérias ou veias causando um "entupimento" das mesmas). O que a maioria das pessoas não sabem, é que um aumento exagerado no consumo de proteínas, levam estes nutrientes a se transformarem em gordura, e também causam um aumento de substâncias tóxicas ao organismo (amônia).