Limites Placas Tectonicas Trabalho1
499 palavras
2 páginas
1. PLACAS TECTÔNICAS Placa tectônica é um grande pedaço de rocha sólida (maciça e irregular) composto de litosfera continental e oceânica. Variam de tamanho horizontal, desde algumas centenas até milhares de quilômetros; assim como variam também em espessura, desde menos de 15 quilômetros até em torno de 200 quilômetros. As placas movem-se porque o interior da Terra é muito quente. Cada uma se move sobre a astenosfera como uma unidade rígida individual. Há reconhecido três tipos de limites de placa tectônica, sendo elas: divergente, transformante e convergente. Sendo que esta última tem sua definição, características e exemplos a seguir.
1.2 LIMITE CONVERGENTE
São zonas onde placas litosferas colidem entre si. São áreas de processos geológicos complicados que dependem do tipo de crosta envolvida na colisão das placas para que sejam ativos ao longo de uma margem convergente. Processos específicos: construção de montanhas, metamorfismo, atividade ígnea e deformação crustal.
Existem três maiores tipos de interação desse limite:
- Convergência de duas placas oceânicas: onde ambas as placas possuem crosta oceânica e formam um cinturão magnético marcado por uma cadeia de ilhas, isto é, uma é empurrada para baixo da margem da outra. Exemplos: O arco de ilhas que formam as Filipinas e a Indonésia.
- Convergência de uma placa oceânica e uma placa continental: onde uma placa possui crosta continental e a outra possui crosta oceânica. Sendo a primeira mais leve sempre resiste a subducção, e a segunda forçada a subduzir. Deformar a margem continental e formar um cinturão de montanhas sobre a margem da placa continental são resultados dessa compressão. Exemplos: Os Andes sul-americanos.
- Colisão de duas placas continentais: onde ambas as placas possuem crosta continental e nenhuma delas irá subduzir para o manto. Os continentes são unidos em um único bloco continental com um cinturão montanhoso marcando a linha da sutura, pois as massas dessas placas são comprimidas.