LIMITA ES DA TECNICA DE CARBONO 14
314 palavras
2 páginas
LIMITAÇÕES DA TECNICA DE CARBONO 14 A técnica de datação através do carbono-14 tem, contudo, suas limitações. Uma delas é a consideração de que a quantidade total de carbono-14 na atmosfera permaneceu constante ao longo do tempo (milhares de anos), o que pode não ser totalmente verdadeiro. Além disso, um objeto com “apenas” 100 anos de idade não poderia ser convenientemente datado uma vez que, nesse período de tempo, a quantidade de radiação emitida terá diminuído muito pouco para ser detectada alguma diferença. Assim, a incerteza na medida efetuada será de mais ou menos 100 nos. Além disso, objetos com mais de 40.000 nos (ou seja, aproximadamente, sete “meias-vidas”), também não podem ser datados com grande segurança, uma vez que, após esse lapso de tempo, a radiação emitida terá sido reduzida a praticamente zero. Logo, a técnica aplica-se com boa margem de segurança para objetos que tenham entre 100 e 40.000 anos de idade. Outra limitação são os resultados das análises com o carbono-14 são apresentados sob a forma de probabilidade estatística, portanto existe uma determinada margem de erro,ou seja, não são muito precisos.
“A falta de calibração para as datas superiores há 20 mil anos, as baixíssimas concentrações de C14 ainda existentes e os riscos de poluição nas amostras levam as datas determinadas pelas análises nos períodos mais antigos apresentarem margens de erro importantes” (Bocquentin).
Por que o carbono-14 é disposto em anos? Quando falam do conteúdo de C14 em uma amostra e o expressam em anos, isso é uma idade radiocarbônica, que pode estar mais ou menos próxima da idade real, dependendo da situação, do peso de cada uma das variáveis (Otero).
São pontos das limitações da técnica:
Riscos de poluição nas amostras;
Margem de erro;
Redução da radiação do carbono-14;
Uma probabilidade.
Referencias: qnesc.sbq.org.br/online/qnesc16/v16_A03.pdf unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/.../gestao_foco_Carbono14.pdf