Light steel framiing

696 palavras 3 páginas
Introdução

O Steel Frame é um método construtivo de execução rápida, e de estrutura leve, pois usa perfis de aço como estrutura ao invés de alvenaria.

Objetivo

Mostrar as vantagens, desvantagens e especificações método construtivo, e as informações técnicas do mesmo.

Metodologia

Através de pesquisas em enciclopédias virtuais, em sites que abrangem o tema steel frame e entrevistas.

Justificativa

Durante o decorrer do curso, surgiu interesse dos membros do grupo, com relação ao tema, para apresentar essa técnica pouco conhecida e utilizada no nosso país.

Origem

* Oriundo das construções em madeira Wood frame. * Tradicionalmente usado nos EUA, há mais de 300 anos. * Lá assim como no Canadá, Japão e Inglaterra, aumenta a cada ano a participação no mercado. * Seu uso é devido ao custo e suas características técnicas e ecológicas.

Características Estruturais

Seus principais componentes são perfis de aço galvanizado dobrados a frio, utilizados para formar painéis estruturais e não estruturais, vigas, tesouras entre outros.

Fundações

* Radier

* Embasamento

* Sapata Corrida

Fechamento Externo
Placas de OSB (Oriented Strand Board) ou placas cimentícias.

Fechamento Interno

Placas de gesso acartonado (drywall).

Isolamento Térmico e Acústico

Lã de vidro ou lã de rocha.

Elementos de Fixação

Parafusos autobrocantes e autoperfurantes.

Vantagens

* A fabricação da estrutura em paralelo com a execução das fundação e o fato da montagem da estrutura não ser afetada pela ocorrência de chuvas, resulta na redução para cerca de 30% dos prazos de construção quando comparada com o método convencional. Obras entregues normalmente no prazo máximo de noventa dias. * Melhoria no desempenho acústico e térmico através da instalação da lã de rocha e lã de vidro entre as paredes e forro. Cerca de duas vezes e meio superior a parede de alvenaria convencional. * Fundações mais simples,

Relacionados