Licenciatura em informática
Helena Justen de Fáveri1
André Diogo Ludvig2
Rodrigo Schlickmann2
1. INTRODUÇÃO
O Projeto Político-Pedagógico - PPP apresenta uma visão ampla do que a escola pretende e precisa idealizar ou fazer, bem como, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas. O PPP é a lei máxima da escola. Todos os segmentos da unidade escolar são responsáveis pela elaboração e cumprimento desse documento, para o bom funcionamento da escola.
Portanto, o projeto político-pedagógica faz parte do planejamento e da gestão escolar. A questão principal do planejamento é expressar a capacidade de se transferir planejado para a ação. Assim sendo, compete ao projeto político-pedagógico a operacionalização do planejamento escolar, em um movimento constante de reflexão-ação- reflexão.
O PPP é uma ação intencional que deve ser definida coletivamente, com consequente compromisso coletivo. O PPP é chamado de político porque reflete as opções e escolhas de caminhos e prioridades na formação do cidadão, como membro ativo e transformador da sociedade em que vive, já pedagógico porque expressa as atividades pedagógicas e didáticas que levam a escola a alcançar os seus objetivos educacionais.
Para VEIGA (2002, p. 13-14).
É importante que o projeto político pedagógico seja entendido na sua globalidade, isto é, naquilo que diretamente contribui para os objetivos prioritários da escola, que são as atividades educacionais, e naquilo cuja contribuição é indireta, ou seja as ações administrativas. É também um instrumento que identifica a escola como uma instituição social, voltada para a educação, portanto, com objetivos específicos para esse fim.
No desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico, é fundamental que se tenha em mente a realidade da escola, de forma que essa realidade se expressa no contexto maior da sociedade: econômico, político e social. A