Licenciada em Educação Física
Segundo Klein, 2005, p.74, a teoria piagetiana, vê o homem e a natureza uma relação de continuidade, que foi rompida. Ele se humaniza segundo a lógica ou as leis naturais não mais se submetem aos seus desígnios e a sua dominação.
Duarte (2004 b) pontua os autores da escola de Vygotski onde os fundamentos teóricos metodológicos comprometem a compreensão do leitor, pois os psicólogos propunham de tal maneira no sentido psicológico e pedagógico, esvaziando assim as contribuições da psicologia histórico-cultural, para os estudos e interferindo nas áreas da Educação e da Psicologia da Educação, no sentido mais extenso, afastando as produções que visam afastar da sociedade capitalista e aproximar da ideologia que legitimam o modo de produção.
Visto que há a necessidade de mais estudos para resgatar os fundamentos filosóficos e os conceitos de cada autor, e com isso entender a pressuposição das teorias elaboradas pelos autores. As divergências teórico-metodologicas entre estas abordagens torna possível o ato de rever as práticas e interferências educacionais, a observação da definição de educação, de escola, de aprendizagem e desenvolvimento, dentre outros. Estende-se que será possível sair do “pântano teórico”, esclarecendo a falta de precisão e organização teórica na Psicologia e Educação na época presente.