Libras e a enfermagem
Introdução
Percebe-se que muitos profissionais da saúde que realizam atendimento a um paciente surdo muitas vezes desconhecem a LIBRAS, língua utilizada pela maioria dos surdos. Nesse sentido, o atendimento acaba por explorar pouco as necessidades dos deficientes auditivos, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos. A partir desse estudo espero poder aprender um pouco mais sobre essa linguagem e poder assim aplicar em meu ambiente de trabalho, uma vez que, como profissional, devo estar sempre melhorando e aprimorando os meus conhecimentos.
Deficiencia auditiva : Conceito e caracterização
A deficiência auditiva traz muitas limitações para o desenvolvimento do indivíduo. Ela é conceituada pelo Ministério da Educação e Desporto ( MEC/BRASIL, 1994, P.14), como:Perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da capacidade de compreender a fala através do ouvido. Manifesta-se como surdez leve ou moderada, que é a perda de até 70 decibéis e surdez severa ou profunda que é a perda auditiva acima de 70 decibéis.
Surdo: Diferente ou Deficiente?
“O surdos são integrantes de uma comunidade, que se identificam pelo uso de uma língua comum, o deficiente diz respeito exclusivamente a alterações do órgão ou da sua função.
Graus da perda - Surda: é a pessoa cuja audição esteja prejudicada a ponto de impedir a compreensão da fala, através do ouvido apenas, com ou sem aparelho auditivo. - Deficiência Auditiva: é aquela cuja audição esteja prejudicada a ponto de