LIBRAS ATV
Disciplina: LIBRAS
Atividade Colaborativa
Atividade Colaborativa: LIBRAS
Trabalho desenvolvido na disciplina LIBRAS apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa.
Anhanguera Educacional
2014
Introdução
A comunidade surda compreende indivíduos os quais partilham da mesma necessidade especial. Erroneamente, quando alguns veículos procuram falar de pessoas surdas, enfocam no fato da “falta-de-algo”, mas a comunidade surda envolve muito mais do que apenas isso.
Distinguindo-se culturalmente, as comunidades surdas espalhadas pelo Brasil e mundo não compreende um grupo de indivíduos iguais. Nem mesmo a linguagem de sinais utilizada em uma região é igual em sua totalidade a encontrada em uma outra região, por exemplo. Apresentando variedades regionais, assim como ocorre na Língua Portuguesa, no Inglês e etc, a LIBRAS possui sinais diferentes para designar coisas que, na tradução livre para a Língua Portuguesa, têm o mesmo significado.
Conceituando, a comunidade surda é de extrema importância para a criação da identidade surda e a aceitação do indivíduo. A cultura surda é muito rica e propicia um entendimento mais abrangente da vivência do surdo, tanto em sua comunidade, quanto no meio ouvinte.
Desenvolvimento
Originalmente, os surdos foram postos à margem das questões sociais, culturais, e educacionais muitas vezes sendo subjugados pelas limitações impostas por sua condição e não por suas potencialidades. Eram definidos como deficientes e, portanto incapazes. Pelo intermédio da promulgação da lei que garante o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como língua das comunidades surdas brasileiras, reforçou-se o empoderamento da identidade surda. A pessoa surda deixa de ser passiva e assume o direito de usar sua língua e se identificar com pessoas as quais possuem a mesma identidade, contruindo assim uma