custos logisticos
ANDRÉ ROGÉRIO BERTO
Mestrando do Curso de Administração do Programa de Pós-Graduação
PPA – da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e
Universidade Estadual de Maringá (UEM) .
RESUMO
Este presente artigo de nível acadêmico busca trazer informações sobre as barreiras tarifárias de uma maneira breve e simples. Através de consultas com material bibliográfico e sua posterior análise foi possível detectar problemas no comércio internacional. Vários blocos econômicos formados por grandes países com prestígio no comércio internacional operam regularmente com barreiras para dificultar a entrada de produtos em seus países e outras artimanhas para facilitar a saída de seus produtos. O comércio internacional é regulado atualmente por um órgão (OMC) que possui como função principal o gerenciamento de acordos multilaterais para facilitar o comércio internacional, mas estas políticas de barreiras ao comércio internacional estão bastante enraizadas nas práticas comercias, tendo início no século XX e perduram até a presente data.
1
INTRODUÇÃO
A globalização é um fenômeno cujos reflexos são nitidamente sentidos nas mais variadas áreas do conhecimento humano, reclamando de todos - teóricos e práticos - a adoção de novas perspectivas compatíveis com as mudanças hodiernamente observadas.
A primeira dificuldade em lidar com a idéia de globalização consiste na variedade de significados que têm sido atribuídos ao mesmo fenômeno. Essa variedade é explicável, em parte, porque esse é um processo cujo impacto se faz sentir em diversas áreas e, apesar dos benefícios por ele trazidos, inegáveis são os conflitos oriundos da sua intensificação, notadamente nas relações comerciais exteriores, as quais passaram a compreender novos mecanismos e instrumentos.
Especificamente no campo do Comércio Exterior, a globalização produziu efeitos positivos e negativos, como são exemplos as práticas comerciais desleais, que comprometem a