Liberdade e Responsabilidade Democráticas_cp1_ra1 Reconhece as responsabilidades inerentes à liberdade pessoal em democracia
2523 palavras
11 páginas
índiceIntrodução 3
Glossário 4
O conceito de cidadão ao longo da história 5
O que significa ser cidadão? Como exerce a sua cidadania? 6
A liberdade democrática e responsabilidade 8
Conclusão 9
Introdução
A escolha do tema para este trabalho foi difícil devido à complexidade e exigência dos objetivos propostos. Decidi abordar a questão do compromisso Cidadão / Estado, abordando e desenvolvendo alguns conceitos inerentes ao cidadão e à sua participação na sociedade, nomeadamente a identidade, igualdade, participação, cidadania, entre outros, tentando traçar uma evolução histórica e a respetiva relação com a atualidade.
Considerei que seria oportuno elaborar um glossário com os conceito-chaves propostos pois apesar de serem do conhecimento de todos parece-me que são pouco valorizados, nomeadamente a igualdade, participação e cidadania. Isto porque verifica-se uma descrença generalizada nos regimes políticos que parecem estar voltados para defender somente o interesse de uns em prejuízo de outros colocando em causa a equidade, igualdade e justiça preconizados em períodos eleitorais. Qual o papel do Estado numa sociedade democrática? O que significa viver em democracia? Que tipos de democracias existem?
Ao nível do cidadão é pertinente conhecer a evolução do conceito e de como essa condição é hoje encarada pelos jovens adultos e outros; como gozamos os nossos direitos e exercemos os nossos deveres, que recursos podem ser utilizados para revelar a vontade dos cidadãos. Estas serão algumas das questões abordadas e que julgo ser capaz de defender.
Glossário
Identidade – De uma forma geral é aquilo que caracteriza algo. Associado a uma pessoa refere-se ao seu género, à sua filiação, nacionalidade, naturalidade, data de nascimento, altura. Pelo uso corrente do cartão do cidadão, passa-se a concentrar outros elementos de identificação de um indivíduo