LI O 04
Teologia do Novo Testamento
Autoatividade do Capítulo 4
Nome: Luiz Aurélio P. Alves Série: 2º Ano Data: 25/03/2015
QUESTÕES:
01 – Qual o Significado teológico da nova era inaugurada por João Batista?
R: Que ele veio pregando o batismo de arrependimento e anunciando que o reino de Deus estava próximo, e traz também as promessas referentes ao derramamento do Espirito Santo.
02 – Qual a importância da mensagem e do batismo de João Batista?
R: Trás a mensagem de arrependimento ao povo e rejeita a ideia de uma Israel Justa, pregando que deveriam se arrepender de seus pecados para darem frutos dignos, pois somente os justos herdaram o reino vindouro, assinalando assim que a antiga era havia chegado ao fim e uma nova estava despontando no horizonte.
03 – Quais elementos complementares que existem no evangelho de João sobre João Batista?
R: A narrativa do ministério de João no quarto Evangelho é bem diferente da encontrada nos Sinópticos, pois João descreve o Messias como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo. 1:29). A proclamação apocalíptica é colocada de lado em favor da soteriologia. Para a crítica moderna, portanto, a narrativa do Evangelho de João não é histórica, mas uma reinterpretação teológica. Contudo, essa conclusão é bem desnecessária, além de ignorar certos fatos importantes. O registro, tal como se encontra em nossos textos, é historicamente consistente e demonstra uma perspectiva psicológica correta. A narrativa encontrada no Evangelho de João pressupõe os eventos descritos nos Evangelhos Sinópticos. Isto é claramente indicado em João 1:32-33, em que o batismo de Jesus já havia acontecido, e pelo fato de que o grupo comissionado pelos sacerdotes e levitas, para arguir João quanto à sua autoridade para fazer o que estava fazendo, deve ter sido ocasionado por eventos como os que são descritos nos Evangelhos Sinópticos. O quarto Evangelho não pretende fornecer uma história diferente daquela que