leviatã
Foi um livro escrito pelo autor Thomas Robbes tem função e falar sobre a matéria da sociedade e do governo legitimo,publicado em 1651 e também considerado um dos livros mais antigos e fluentes para a teoria social.
Foi escrito emcima de pensamentos políticos enquanto ocorria a Guerra Civil Inglesa ou seja, foi encima das ações daquela época que a sociedade estava obtendo por causa do caos causado defendendo o contrato social e o governo soberano .O editor do livro foi Andrew Crooke o livro fala sobre o caos e a guerra civil que foi considerada como um estado de natureza onde somente o governo central forte poderia ter evitado.
De acordo com Hobbes, tal sociedade necessita de uma autoridade à qual todos os membros devem render o suficiente da sua liberdade natural, por forma a que a autoridade possa assegurar a paz interna e a defesa comum. Este soberano, quer seja um monarca ou uma assembleia (que pode até mesmo ser composta de todos, caso em que seria uma democracia), deveria ser o Leviatã, uma autoridade inquestionável. A teoria política do Leviatã mantém no essencial as ideias de suas duas obras anteriores, Os elementos da lei e Do cidadão (em que tratou a questão das relações entre Igreja e Estado).Defendendo a soberenidade de uma única forma manter a paz e a união entre os seres humanos.Na primeira parte da obra fala sobre teoria do conhecimento onde ele aborda sobre as ações do homem ate a formulação do seu conhecimento,onde visualiza a virtude a moral e as leis naturais.No entanto ele defendia convenções pois eram necessárias para convivência e sobrevivência da sociedade.
Thomas Hobbes deixou claramente sua visão política no livro Leviatã, sendo conceituado de contratualista e defensor do absolutismo. Hobbes possuía uma visão cética e racional, em relação ao homem e a sua natureza sociável. Seu pensamento é inovador para a sua época, uma vez que defende um absolutismo que não deriva de um direito divino, mas sim que nasce de um