Levantamento Topogr Fico
Nesta aula de campo foi feito um levantamento topográfico pelo método de irradiação, esta aula aconteceu no pátio do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA, próximo ao prédio 6. Esta aula aconteceu no dia 23 de outubro de 2014 e foi orientada pelo professor Edivaldo da Silva Santos.
Para o levantamento por irradiação tem-se que o instrumento usado no levantamento, neste caso a estação total, deve ficar no centro da poligonal a ser levantada e em seguida são feitas visadas em cada um dos vértices da poligonal para depois se medir as distâncias horizontais entre os vértices da poligonal e o ponto onde o instrumento está localizado.
Para isso primeiramente a estação total foi instalada e nivelada (horizontal e verticalmente), em seguida arbitra-se um ponto qualquer que será tomado como o norte para o levantamento (não há a necessidade de se achar o norte verdadeiro já que a poligonal é fechada e o norte aqui é apenas para direcionar o caminhamento e medir os ângulos de azimute). Logo depois a partir do norte arbitrado é medido o ângulo azimutal (do norte ao ponto em questão) do primeiro ponto (ou vértice) da poligonal, ali são feitas as leituras do ângulo de azimute e as alturas na mira topográfica que era colocada verticalmente sobre o ponto (para prolongar verticalmente o ponto a ser identificado) com o auxilio ainda da baliza.
Depois que era feita as leituras de ângulo e alturas seguia-se ao próximo ponto. Para medir o novo ângulo de azimute a estação total era deslocada do ponto 1 até o próximo vértice sem que o seu ângulo de azimute fosse zerado dessa forma o segundo ângulo é maior que o primeiro já que necessariamente está mais longe do norte (ponto a partir do qual se mede o azimute) em seguida eram realizadas as novas leituras de alturas na mira topográfica, dessa forma prosseguiu-se até a leitura do último vértice da poligonal, sendo que os azimutes eram feitas