Levantamento escolar
USÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM
A INCL
INCLUSÃO
AS
ACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR D
ADES EDUC
SID
NECES
DAS
EDUCA
SIDADES
NECESSID
MÃES 1
DANIELLA OLIVEIRA RESENDE 2
PATRÍCIA MARTINS FERREIRA 3
SUELY MARQUES ROSA 4
RESUMO
A inclusão escolar é um tema amplo e recentemente discutido no Brasil. As mães são, na maior parte dos casos, as responsáveis pelo acompanhamento escolar e clínico da criança. A pesquisa foi realizada no Centro Estadual de Apoio ao
Deficiente, na cidade de Goiânia, com 30 mães de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, que responderam a um questionário semiestruturado, contendo perguntas relacionadas ao seu conhecimento, percepção e opinião a respeito da educação inclusiva. O objetivo do estudo foi identificar, por meio do contato com as mães, que estão em vivência direta com a realidade da inclusão, como está realmente acontecendo esse processo e o que ainda deve ser mudado para que seus filhos sejam incluídos de fato nas escolas. Foi constatado que essas mães conhecem por experiência o que é necessário para que haja a inclusão, mas não conhecem as leis e os seus direitos.
Elas percebem a importância da inclusão como estratégia para diminuir o preconceito e favorecer a interação, porém reconhecem que ainda falta muito para que a inclusão ocorra de forma efetiva.
Palavras-chave: inclusão educacional, mães, alunos com necessidades especiais. 1
Trabalho apresentado à banca examinadora, para obtenção do título de graduação em Terapia Ocupacional, pela Universidade Católica de
Goiás, em 16 de dezembro de 2008.
2
Graduanda do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Goiás (UCG). E-mail: daolre@hotmail.com
3
Graduanda do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Goiás (UCG).
4
Docente do curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Goiás (UCG). Orientadora do trabalho apresentado.
Cadernos de Terapia