Levantamento das espécies de peixes comercializadas nos mercados públicos da encruzilhada madalena e são josé.
1. INTRODUÇÃO
O levantamento de espécies de peixes nos mercados públicos é uma iniciativa que, além de conhecer os principais tipos de pescados comercializados, fornece elementos que busquem promover o desenvolvimento local ao desejo das transformações dos hábitos para os incentivos aos consumos de peixes, de modo a torná-los saudáveis em termos econômicos, culturais e sociais. A falta de informações elementares como “o que foi produzido, o quanto foi produzido, quem produziu e aonde foi produzido” acaba inibindo a tomada de decisões e concepções estratégicas de longo prazo, tanto no setor público como no privado e na criação de novas políticas com ações voltadas para o desenvolvimento das atividades.
(SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, 2007).
Atualmente
os
aspectos
das
qualidades
vem
sendo
um
elemento
diferenciador na preferência dos consumidores por produtos ou serviços. Com o aumento crescente de competição por meio de oferta de uma grande variedade de produtos ou serviços que são colocados à disposição dos consumidores, a qualidade torna o fator decisivo na hora da compra.
A pesca em Pernambuco é uma atividade econômica e socialmente importante do grande número de empregos direto e indireto gerados. Pernambuco possui um litoral com 187 km de extensão, onde estão localizados 14 municípios costeiros e 33 municípios pesqueiros com áreas estuarinas presente em toda a costa que se estende de Goiana, ao norte, no limite do estado da Paraíba, até o município de São José da Coroa Grande, ao sul, no limite com o estado de Alagoas.
Sua costa é caracterizada pela presença de Mangues, Rhizophora mangle
(mangue vermelho), Avicennia sp (mangue preto, canoé), Conocarpus erectus
(mangue de botão) ecossistema altamente produtivo aos quais se associam as muitas espécies de Animais. Em 2006, o