Levantado do Chão - Saramago
1. Biografia de José Saramago
Saramago nasceu na vila de Azinhaga, no conselho de Golegã, de uma família de agricultores em 16 de novembro de 1922. Passou grande parte de sua vida em Lisboa (a família se muda em 1924). Em razão de dificuldades econômicas não realiza curso superior, apesar de demonstrar desde cedo vasto interesse pela literatura e cultura em geral. Sua grande curiosidade pelo mundo o acompanha até o falecimento. Formado em escola técnica, o seu primeiro emprego é de serralheiro mecânico. Em vida, realizava visitas constantes a Biblioteca Municipal Central, localizada no Palácio Galvéias.
Aos 25 publica seu primeiro romance Terra do Pecado (1947); ano que também marca o nascimento de sua primeira filha,Violante,advinda do primeiro casamento de Saramago com Ilda Reis. Durante tal período, o romancista trabalhava como funcionário público. Entre 1970 e 1986, viveu ao lado da escritora Isabel da Nóbrega. Em 1986 conhece a jornalista e tradutora espanhola Maria Del Pilar Del Río Sánchez, com quem vive até a morte. A partir de 1955 passa a realizar traduções de Hegel, Tolstói e Baudelaire por razões financeiras.
Após Terra do Pecado, apresenta o romance Clarabóia ao seu editor, que é rejeitado e vêm a público somente em 2011. Dezenove anos depois, e trabalhando como funcionário da Editorial Estudos Cor,troca a prosa pela poesia ao lançar a obra Poemas Possíveis. Em um espaço de cinco anos publica, sem grande destaque, Provavelmente Alegria (1970) e O ano de 1993 (1975). Troca de emprego para trabalhar no Jornal de Notícias (DN) e depois no Diário de Lisboa. Em 1975, retorna ao DN como diretor-adjunto, onde permanece durante dez meses até a intervenção dos militares portugueses na publicação (reagindo aos que consideravam os excessos da Revolução dos Cravos) levando a demissão de vários funcionários. Com a perda do emprego, Saramago decide dedicar-se exclusivamente à literatura.
Da sua