lesões e reabilição
1678 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERAMAURICIO
LESÕES E REABILITACÕES NO FUTEBOL
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
O futebol é a modalidade mais competitivo no mundo , com isso há um alto índice de lesões . Estas lesões ocorrem mais em membros inferiores, com predomínio na região da coxa. O tratamento fisioterápico e o tempo de afastamento desses atletas variam muito de acordo com o grau e característica de cada lesão. O treinamento proprioceptivo é uma ferramenta importante na reabilitação de lesões ortopédicas, e possivelmente na prevenção. Propriocepção é o termo utilizado para descrever a percepção do próprio corpo e inclui a consciência da postura, sensação do movimento e posicionamento articular. Essa percepção nos permite manter o equilíbrio postural.
As articulações necessitam de informações precisas e rápidas sobre o correto posicionamento articular, o grau de amplitude e alinhamento corporal. Os movimentos ou mudanças na posição de uma articulação estimulam uma variedade de receptores que permitem a apreciação consciente da posição dos membros no espaço. Com o presente estudo pode-se concluir que há um alto índice de lesões em atletas no futebol ocorrendo por diversos fatores.
Coxa: o músculo é feito de várias fibras que, na hora do movimento, escorregam umas sobre as outras. Quando o movimento não é harmônico ocorre um estiramento. Durante o chute, por exemplo, o músculo está contraído para produzir a força contra a bola e, de repente, você o estica. Os músculos posteriores são as principais vítimas. Eles podem simplesmente travar (contratura) ou mesmo se romper.
(http://www.educacaofisica.org/wp/propriocepcao-na-reabilitacao-e-prevencao-de-lesoes-no-esporte-2/).
PRINCIPAIS LESÕES NO FUTEBOL
A lesão pode ser de causas intrínsecas – ligadas ao esporte em si, como corridas, mudanças rápidas de direção, saltos, cabeceios e outros, ou de