Lesão lca
Articulação do joelho realiza apenas os movimentos de flexão e extensão o joelho trabalha essencialmente em compressão pela ação da gravidade. a articulação é formada pela parte distal do fêmur e pela parte proximal da tibia. entre elas a presença dos meniscos, que dão simetria a art., ajudam na lubrificação da art., e na absorção de impactos.
Articulação Patelo Femoral guia para o tendão do quadriceps protege a articulação (cartilagem do fermur) controla a tensão da capsula do joelho
Musculos extensores do joelho
Quadriceps femoral (vasto medial, vasto intermedio, vasto lateral, e reto da coxa todos se inserem por um tendão único nas bordas proximais e laterais da patela.
Isquios tibiais (biceps femoral, semitendinio, e sememembranaceo.) se inserem na cabeça da fibula e tuberosidade da tibia.
L.C.A é um ligamento intra-articular, mas extra sinovial pois a sinovia do joelho reveste os dois ligamentos, isolando-os do liquido a exposição do ligamento ao liquido, pode destruir a sua integridade.
Ligamento Cruzado Anterior é um elemento importante da estabilização do joelho, evita tbm o vago e o varo do joelho. E tbm importante para evitar a hiperextensão do joelho. tem aproximadamente 3cm. nutrido por um vaso sanguineo chamado genicular médio estudos mostram que a resistencia do L.C.A varia de acordo com a idade... quanto mais jovem, mais resistencia apresenta. (2.500 N)
Mecanismo de Lesão do L.C.A a principal causa da lesão de l.c.a é o movimento excessivo sobre o limite do ligamento. pé fixo ao chão, com rotação interna de fêmur, junto ao tronco... e a ao mesmo tbm ocorre a rotação externa da tibia, o que faz com que o ligamento se lesione.
A sua lesão, ocorre a anteriorização da tibia em relação ao fêmur, e correlaciona lesões meniscais e condrais.
Tratamento fisioterapeutico da lesão do Ligamento Cruzado Anterior tem como objetivo principal à estabilização funcional do joelho, a