lesoes elementares
Lesões elementares
Vanessa Lys Boeira
__________________________________________________________________
Propedêutica Dermatológica
O exame clínico dermatológico deve ser realizado em ambiente iluminado, de preferência com a luz solar ou fluorescente. Uma das peculiaridades deste exame é que o exame físico precede a anamnese, que será guiada pelos achados dermatológicos.
Exame Físico
Inspeção: Deve abranger todo o tegumento, inclusive cabelos, unhas e mucosas. A localização, topografia e distribuição da lesão são essenciais para o seu diagnóstico.
Palpação: Verificar se há lesões sólidas, alteração de espessura, umidade, volume ou consistência da pele. Observar se a elasticidade, mobilidade e turgor da pele são compatíveis com a sua idade.
Digitopressão ou Vitropressão: Pressiona-se a lesão com os dedos ou com um vidro, provocando isquemia local, isso permite distinguir o eritema da púrpura ou de outras manchas vermelhas. Compressão: Avaliar edemas, a compressão linear avalia se há dermografismo.
Anamnese
Perguntar ao paciente sobre a presença de sinais e sintomas subjetivos como prurido, ardor ou dor, atentando quanto a presença de fatores desencadeantes ou se é mais freqüente em determinada hora do dia.
É de fundamental importância saber a história da lesão, quando ela surgiu, se há fatores de melhora ou piora, se houve uso de alguma medicação tópica ou sistêmica, se houve exposição solar ou a outros agentes químicos e físicos.
Os antecedentes médicos e familiares do paciente também são importantes, questionar quanto ao histórico de atopia, se há outros familiares com alguma desordem dermatológica.
Lesões Elementares
Denominam-se lesões elementares alterações no tegumento cutâneo determinadas por processos inflamatórios, degenerativos, circulatórios, neoplásicos, por distúrbios do metabolismo ou por defeitos de formação. Da combinação de lesões elementares surgem os sinais morfológicos que