LESOES CAUSADAS POR ELETRICIDADES
Uma lesão por corrente elétrica é a lesão produzida quando uma corrente elétrica atravessa o corpo e queima tecidos ou interfere no funcionamento de um órgão interno.
A corrente elétrica que passa através dos tecidos do corpo gera calor, que pode queimar gravemente e destruir tecidos. Um choque elétrico pode provocar um curto-circuito nos sistemas elétricos do organismo, provocando uma parada cardíaca (interrupção do funcionamento do coração).
Causas
A lesão por corrente elétrica pode ocorrer quando uma pessoa é atingida por um raio ou quando ela toca em fios elétricos, em cabos caídos ou em algo que conduz eletricidade a partir de um cabo ativo (p.ex., uma poça de água). A gravidade da lesão, que pode variar desde uma queimadura de pouca importância até a morte, é determinada pelo tipo e força da corrente, resistência do corpo à corrente no ponto de entrada, caminho da corrente através do corpo e duração de exposição à corrente.
Em geral, a corrente contínua (CC) é menos perigosa que a corrente alternada (CA). Os efeitos da corrente alternada no organismo dependem em grande parte da velocidade com que ela alterna (isto é, sua freqüência), que é medida em ciclos por segundo (hertz). As correntes de baixa freqüência (de 50 a 60 hertz) comumente utilizadas nos Estados Unidos, são mais perigosas que correntes de alta freqüência e 3 a 5 vezes mais perigosas que uma corrente contínua de mesma voltagem e intensidade (amperagem). A corrente contínua tende a causar fortes contrações musculares que, freqüentemente, fazem com que a vítima se afaste da fonte de corrente. A corrente alternada a 60 hertz, frequentemente, faz com que os músculos permaneçam contraídos na posição impedindo que as vítimas consigam soltar a fonte de corrente. Em decorrência disso, a exposição pode ser prolongada, causando queimaduras graves. Geralmente, quanto mais alta a voltagem e amperagem, maior a lesão, independentemente do tipo de corrente.
A