LER e DORT
Trabalho de Ergonomia
LER E DORT
CURITIBA 2012
Escola Profissionalizante Anísio Pedrussi
Adriely Ramos
Vanessa Naizer
Trabalho de Ergonomia
LER E DORT
Norma Técnica de Avaliação de Incapacidade para
Fins de Benefícios Previdenciários – INSS
CURITIBA 2012
SUMÁRIO
1.0 APRESENTAÇÃO
A presente atualização da Norma Técnica sobre distúrbios osteomusculares relacionado ao trabalho – DORT tem como objetivo, simplificar, uniformizar e adequar o trabalho do médico perito ao atual nível de conhecimento da razão explicativa.
A metodologia utilizada teve como princípios fundamentais o trabalho em equipe e o interesse em transformar esta Norma num instrumento facilitador, no qual proporcione respostas seguras as questões médico-periciais.
A seção I Atualização Clínica da doença Enfocada – DORT resulta da atualização de cada patologia cm vistas a reciclagem e ao aperfeiçoamento clínico, com caráter pedagógico.
A seção II Norma técnica de Avaliação de Incapacidade Laborativa – DORT refere-se aos procedimentos, metodologia e atribuições para fins de avaliação pericial e concessão de benefícios previdenciários por incapacidade, o que compreende as repercussões da doença na capacidade laborativa.
2.0 INTRODUÇÃO
Os distúrbios do sistema Osteomuscular relacionados ao Trabalho têm-se constituído em grande problema da saúde publica em muitos dos países industrializados.
As LER representa um grupo heterogêneo de quadros clínicos, alguns deles bem definidos como tenossinovite, sinovite ou epicondilite e outros mais difusos.
A forma como a Ler é abordada contribui para que o trabalhador ou ate quem já é paciente tenha receio de recorrer a assistência medica, deixando assim que a doença chegue a um estagio mais grave ou ate crônico.
O Brasil ainda tem uma grande