Leptospirose
A leptospirose, também chamada de doença de Weil, é uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais e, em seu quadro mais severo, pode levar a morte.
Informações importantes
Classificada desde 1917, esta zoonose (zoonoses são doenças de animais transmissíveis ao homem, bem como aquelas transmitidas do homem para os animais. Seus agentes que desencadeadores geralmente são microorganismos diversos, como, bactérias, fungos, vírus, etc) é causada por uma bactéria do tipo Leptospira.
Nos seres humanos causa ampla gama de sintomas, no entanto, algumas pessoas infectadas podem ser assintomáticas, ou seja, não apresentarem nenhum tipo de sintoma.
Os sintomas desta doença geralmente são: febre alta, fortes cefaléias, calafrios, dores musculares, vômitos, bem como icterícia, olhos congestionados, dor abdominal, diarréia ou coceira.
Nos quadros em que ocorrem complicações mais graves, inclui-se falência renal, meningite, falência hepática e deficiência respiratória, o que caracteriza a forma mais grave desta doença, conhecida como doença de Weil. Em casos mais severos ela pode até levar a morte.
Sabe-se que as enchentes aumentam a incidência de leptospirose. Por isso, sua epidemia ocorre com uma grande freqüência no verão, pois, é nesta época do ano, que ocorre maior volume de chuvas e, conseqüentemente, mais enchentes.
Seu principal transmissor é o rato, que transmite a bactéria causadora desta enfermidade através de sua urina. Esta bactéria, conhecida como Leptospira, geralmente entra em contato com o ser humano através das águas das enchentes,uma vez que estas águas estão freqüentemente contaminadas pela urina dos ratos.
Em contato direto com as águas das enchentes, as pessoas correm um grande risco de contrair leptospirose, pois, a bactéria desta doença penetra no corpo das pessoas através da pele e também através da boca e dos olhos. A melhor forma de evita-la, é não entrar em contato com as águas das