Leonardo da vinci
Leonardo de Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15 de abril de 1452.
Para alguns historiadores, seu berço foi a cidade de Anchiano, enquanto para outros foi a cidade de Vinci.
Sua infância foi vivenciada na esfera rural, fato este que pode servir para explicar seu apego à natureza.
Em 1469 o artista vai para Florença, onde cursa pintura no atelier do famoso pintor de Florença, Andrea Del Verrocchio (importante artista da época).
Viveu uma época em Milão,onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza.nesse período ele empreende uma de suas obras mais conhecidas , A Virgem dos Rochedos.
Em 1472, aos vinte anos, era membro do grêmio dos pintores florentinos, e, a partir de então, sua carreira começou a ficar independente da de Verrocchio.
Em 1500, já de regresso à cidade florentina, ingressa em seu estágio mais produtivo na esfera da pintura, compondo neste período sua criação mais célebre e misteriosa, o retrato da Lisa Del Giocondo, cônjuge de Francesco del Giocondo – a famosa Mona Lisa. De 1513 a 1516 morou em Roma, onde os pintores Rafael e Michelangelo eram, na ocasião, muito requisitados.
O artista morreu em território francês, na cidade de Cloux, em 1519. Seu corpo foi enterrado na igreja de S. Florentino, em Ambroise, posteriormente destruída pelas insurreições ocorridas durante a Revolução Francesa.
CONTEXTO HISTÓRICO
A partir do século 13, com a reabertura do mar Mediterrâneo, as viagens comerciais ao Oriente transformaram cidades européias como Gênova, Florença e Roma em centro aglutinador de comerciantes, nobres e viajantes, mas também de estudiosos e artistas.
O dinheiro trazido pelo aumento do comércio propiciava aos burgueses enriquecidos a oportunidade de, em troca de prestígio e apreço popular, encomendar obras de arte e incentivar o trabalho de pesquisadores e cientistas. O papel dos mecenas que são os q patrocinavam as artes passava, então, a ser fundamental para a arte e criava