Lentes Convergentes
Sistema de
Ampliação da
Visão
• LENTES CONVERGENTES
Professor: Robson Florentino
Galileu Galilei (1564 -1642) Foi um matemático, astrônomo e físico italiano No final do séc. XVI, Galileu cria o telescópio usando um tubo e duas lentes convexas (1609). Foi a primeira pessoa a aplicar o telescópio ao estudo dos céus.
Qual foi o avanço permitido pela criação do telescópio? O telescópio permitiu o estudo dos céus e a evolução do conhecimento acerca destes.
Galileu Galilei
O que é uma lente convergente?
Lentes Delgadas
Convergentes:
Podem ser classificadas de acordo com a sua espessura, que chamamos de convexas, convergentes ou positivas as lentes mais espessas no centro e que tendem a fazer diminuir o raio de curvatura de ondas incidentes a um único ponto.
Lentes Convergentes
Em uma lente esférica com comportamento convergente, a luz que incide paralelamente entre si é refratada, tomando direções que convergem(direciona-se) a um único ponto.
Figura 1: Lente biconvexa (com bordas finas)
Figura 2: lente bicôncava (com bordas espessas)
Tanto lentes de bordas finas como de bordas espessas podem ser convergentes, dependendo do seu índice de refração em relação ao do meio externo.
Exemplo de lentes convergentes
: Lupa
A lupa é um instrumento óptico munido de uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas. É utilizada para observar com mais detalhe pequenos objetos ou superfícies. Também denominada microscópio simples - é constituída de uma única lente convergente. O que o olho passa a enxergar é uma imagem virtual do objeto.
Apesar dessa ampliação, a lupa não serve para a observação de objetos muito pequenos como células, bactérias e insetos pequenos, pois nesses casos se faz necessário um aumento muito grande com uso de microscópio.
Lente da
Lupa
Uma lupa é constituída por uma lente convergente com distância focal na ordem de centímetros, capaz de conjugar uma imagem virtual, direta e maior que o objeto. No entanto, este