Lendas Urbanas
EM BUSCA DO GÊNERO LENDA URBANA
Carlos Renato Lopes *
Resumo: O presente ensaio tem como objetivo situar, do ponto de vista teórico, um gênero narrativo em ampla circulação nas sociedades contemporâneas, em especial nos meios virtuais: as chamadas lendas urbanas.
Num primeiro momento, são discutidas diferentes definições de lenda urbana
– propostas dentro de campos de investigação distintos, como os estudos de folclore e a sociologia –, buscando-se dar ênfase aos aspectos discursivos implicados na constituição do gênero. Em seguida, são explorados os limites e intersecções entre esse e outros dois gêneros afins e freqüentemente confundidos: o rumor e o fait divers. Conclui-se a discussão por meio de uma revisão e questionamento da própria problemática da delimitação de um gênero discursivo.
Palavras-chave: gênero textual; lenda urbana; rumor; fait divers; discurso.
1 INTRODUÇÃO
As chamadas lendas urbanas, ou lendas contemporâneas, já há um tempo fazem parte de nosso cotidiano. Elas nos chegam em conversas com pessoas em que confiamos (ou não), nos jornais sensacionalistas e também nos mais sérios, nos e-mails encaminhados por dezenas de remetentes anteriores de quem nunca ouvimos falar, e até mesmo em filmes e outros produtos populares da mídia. Elas nos alcançam quando menos esperamos e, em alguns casos, mais do que provocar espanto ou surpresa, geram incredulidade e irritação, especialmente quando inundam nossas caixas de mensagens de correio eletrônico.
*
Professor da Universidade Paulista (UNIP). Doutor em Letras Modernas. E-mail:
<carelo@uol.com.br>.
374
Mas o que são lendas urbanas? Uma primeira definição, digamos, intuitiva poderia ser formulada nos seguintes termos: são histórias que envolvem elementos ou situações banais do cotidiano, mas que por seu caráter inusitado, ou em muitos casos absurdo, provavelmente não aconteceram. No entanto, são contadas como se tivessem de fato